Gringo Blogger

Análise do iPhone 13 Pro e Pro Max: a Apple deixou a atualização para os profissionais

O telefone tem processador mais rápido do mundo, mas se for carregado com uma tela lenta, ainda pode parecer lento – especialmente quando comparado a um dispositivo equipado de forma semelhante com um painel mais rápido. É por isso que o novo recurso mais importante do iPhone 13 Pro é a tela ProMotion.

Mas ProMotion está incluído apenas nos modelos Pro e Pro Max este ano, tornando-se um dos recursos que os diferenciam do iPhone 13 e 13 mini, sem mencionar o 12 Pro do ano passado. Por um valor extra de US $ 200 a US $ 300, a série Pro também oferece uma câmera adicional, um novo modo de macro fotografia, bem como mais potência e resistência. Mas as novas câmeras e telas do iPhone 13 Pro valem o dinheiro extra?

Prós:

  • Tela Fast ProMotion
  • Desempenho robusto
  • Fotos macro surpreendentemente nítidas
  • Ótimas câmeras
  • Bateria de longa duração

Contras:

  • Alguns recursos prometidos ainda não estão disponíveis
  • A troca automática de macro é complicada

Design

Antes de entrarmos na caractéristicas, há uma coisa que você deve considerar: peso. Com 204 gramas (7,19 onças), o 13 Pro de 6,1 polegadas é mais pesado que o 12 Pro e o iPhone 13. O 13 Pro Max, que tem uma tela de 6,7 polegadas, supera o Pro Max do ano passado e o Galaxy S21 Ultra da Samsung. Embora eu não me importasse com o antigo pro, era desconfortável usar o maior carro-chefe da Apple com uma mão por mais do que alguns minutos de cada vez.

iphone 13 pro
Foto: David Imel for Engadget

Além de ser mais pesado que os modelos do ano passado, o iPhone 13 Pro e o Pro Max também são um pouco mais grossos. Eles também têm módulos de câmera traseira maiores e entalhes ligeiramente menores na tela. entretanto, a Apple não se afastou muito do design do 12 Pro. Esses telefones têm capa de aço inoxidável semelhantes com coberturas de vidro e são classificados como IP68 para resistência à água e poeira.

Até as cores disponíveis são familiares: o trio típico de grafite, ouro e prata são agora acompanhados por Sierra Blue. Pessoalmente, prefiro este tom mais claro ao Pacific Blue oferecido na última geração.

Audio e video

Percebi algo quando comecei a testar a série do iPhone 13 na semana passada: Basicamente, tudo que faço em um telefone requer rolagem. Isso inclui navegar em feeds sociais, procurar o componente certo em uma folha de especificações, ler conversas antigas, entrar em meus visualizadores do Instagram e ler artigos, para dar a você uma lista não exaustiva.

É por isso que a nova tela ProMotion da Apple no iPhone 13 Pro e Pro Max é um grande negócio, e também porque é meio chato que a empresa tenha demorado tanto para adotar essa tecnologia. O Google já estava um pouco atrás quando adicionou painéis de 90 Hz ao Pixel 4, depois que empresas como ASUS e OnePlus já haviam introduzido taxas de atualização mais altas. Hoje em dia, essa tecnologia não é apenas para dispositivos Android premium e de primeira linha.

iphone 13 pro
Photo: David Imel for Engadget

Esta não é a primeira vez que a Apple se atrasa para adotar uma nova tecnologia. Mas vale ressaltar que as telas mais rápidas dos iPhones fazem uma grande diferença. Como muitos telefones Android, o iPhone 13 Pro e o Pro Max ajustam suas taxas de atualização dependendo do que você está fazendo. Eles podem ir até 10 Hz quando você está olhando para uma imagem estática ou até 120 Hz para rolagem e jogos compatíveis.

Os benefícios podem não ser óbvios no início, mas quando você voltar para uma tela mais lenta, notará rapidamente os artefatos irregulares que eles produzem.

Além do ProMotion, as telas OLED do iPhone 13 Pro também são 25% mais brilhantes do que seus antecessores, o que é bom para leitura em exteriores. Mas sem uma comparação lado a lado, a diferença é sutil, na melhor das hipóteses.

Apesar de tudo, gostei de assistir a perfeição visual que é o videoclipe Kiss Me More de Doja Cat na tela True Tone do iPhone 13 Pro. Os tons rosados ​​de algodão doce pareciam vibrantes e seus cílios individuais eram claros. Os alto-falantes estéreo também fizeram um trabalho respeitável de fornecer áudio nítido com graves adequados. Outras coisas como vozes e música de fundo instrumental em vídeos e jogos também vieram claramente.

Cameras no Iphone 13

A Apple diz que as câmeras traseiras do iPhone 13 Pro receberam a “maior atualização de todos os tempos”, anunciando “hardware de próximo nível que captura muito mais detalhes”. A configuração tripla de 12 megapixels inclui um sensor primário com uma grande abertura f / 1.5, uma lente telefoto de 77 mm e uma opção ultra-grande angular com um campo de visão de 120 graus. O modo noturno agora é compatível com todas as três câmeras, então você não precisa se comprometer com fotos em grande angular ou close-up com pouca luz. Há também um novo recurso de fotografia macro graças à lente ultra-grande angular atualizada, junto com softwares como Estilos Fotográficos e Modo Cinematográfico.

Esses dois modos também são oferecidos no iPhone 13 e 13 mini, e você pode ler minha análise desses telefones para mais detalhes. Resumindo, os Estilos fotográficos permitem que você personalize e defina uma espécie de padrão para os níveis de contraste e temperatura de cor de suas imagens. Enquanto isso, o Modo Cinematográfico é bom para identificar rostos e pessoas em uma cena e desfocar tudo ao redor de um objeto, mas teve dificuldades quando tentei mudar o ponto focal. O sistema também é um pouco instável para delinear indivíduos, e partes soltas do corpo, como polegares e orelhas, podem ser devoradas pelo borrão artificial. Descobri que ajustar a intensidade por meio da configuração f-stop ajudou a evitar esse problema, mas a compensação foi menos parecida do que com uma DSLR no vídeo final.

iphone 13 pro cameras
Foto: David Imel for Engadget

O iPhone 13 Pro foi geralmente preciso em detectar quando eu estava tentando fazer uma foto certeira, mas ficava mudando entre as visualizações macro e regulares. Às vezes, ele focalizava e voltava a focar continuamente nas flores atrás dos botões que eu estava tentando fotografar. O último é um problema mais compreensível; cada pequeno tremor da mão é ampliado quando o zoom da câmera é ampliado, dificultando a captura do objeto. Sem falar em algo em movimento, como uma folha ao vento. Mas esse é mais um motivo para dar controle manual aos usuários.

A Apple disse que lançará uma atualização de software em breve que deve evitar que a câmera entre e saia do modo macro, o que eu, claro, ainda não posso garantir.

Quando funcionou como esperado, o modo macro apresentou resultados surpreendentemente excelentes. Minhas fotos de uma flor fechada e o sistema de veias na superfície de uma folha foram impressionantemente detalhadas, mostrando fios de cabelo individuais no caule e nas pétalas. Close-ups de um peixe frito mostravam claramente o óleo que escorria da massa.

Fotografia no Iphone 13 pro e iphone 13 pro max

Você precisa deixar luz suficiente sobre o objeto, porque minhas fotos que tirei de uma abelha dentro de uma flor ficaram escuras e manchadas. Mas isso é basicamente Fotografia 101; não é um problema específico do modo macro.

Em geral, o iPhone 13 Pro tirava fotos nítidas e coloridas que rivalizavam com minhas fotos de amostra do Pixel 5 e do Galaxy S21 Ultra. O tratamento padrão da Apple renderiza fotos que são normalmente mais brilhantes e às vezes mais saturadas, mas com Estilos fotográficos você pode escolher um visual de que gosta e ficar com ele. Não sou fã dos efeitos agressivos de HDR do iPhone em comparação com as paisagens mais neutras dos Pixels, mas, francamente, estamos em um ponto em que Samsung, Google e Apple geralmente estão no mesmo nível em termos de qualidade absoluta.

Os sensores atualizados do iPhone 13 Pro também melhoraram muito o desempenho de pouca luz. Eu tirei fotos da lua espreitando por algumas nuvens no meio dos arranha-céus de Manhattan com o S21 Ultra, Pixel 5 e iPhone 13 Pro, e eles estavam todos limpos e nítidos. Eles diferiam um pouco na temperatura da cor, mas não é perceptível sem uma comparação direta. O Google ainda mantém uma vantagem com a Visão noturna; ela produz fotos significativamente mais nítidas, brilhantes e ricas em detalhes.

fotos com iphone 13 pro

Camera frontal do iPhone 13 pro

Quanto à câmera frontal do 13 Pro, é praticamente igual à do iPhone 13, e isso não é uma coisa ruim. Você ainda terá o modo cinematográfico e os estilos fotográficos por meio do sensor de profundidade real de 12 megapixels e, embora as selfies fossem um pouco suaves com pouca luz, eram nítidas.

Como esses telefones são da série Pro, a Apple também ofereceu suporte para vídeos ProRes, além de seu formato ProRAW para fotos … ou pelo menos o fará eventualmente. O ProRes não estará disponível até que uma atualização futura do iOS 15 chegue em uma data não especificada, mas promete preservar as cores em alta qualidade. E, graças à aceleração de hardware do A15 mais codificadores e decodificadores de vídeo, você poderá gravar no formato com resolução de até 4K (1080p para o modelo base de 128 GB) e 30 quadros por segundo.

IOS 15, o sistema Operacional do Iphone 13

Falando nisso, a série iPhone 13 executa o iOS 15 e eu pude testar a maioria dos novos recursos quando testei a versão beta. Os modos de foco, por exemplo, permitem definir páginas iniciais personalizadas e perfis de notificação com base em sua localização ou hora do dia. É um dos meus novos recursos favoritos em qualquer plataforma de smartphone nos últimos anos porque permite que as pessoas sem um dispositivo de trabalho adicional pode deixar de lado quando quiserem.

iphone 13 ios sistema operacional
Foto: David Imel for Engadget

Como a maioria dos novos recursos do iOS 15 chegará aos iPhones mais antigos, é improvável que eles influenciem sua decisão de atualizar. Teremos uma análise mais aprofundada do iOS 15, mas basta dizer que aprecio o nível de controle que ele oferece. Estou especialmente ansioso para testar o SharePlay, que ainda não foi lançado, mas permitirá que você assista a programas ou transmita a tela do seu telefone para os amigos pelo FaceTime.

Performance e tempo de vida da bateria do Iphone 13 pro

A principal diferença entre os processadores do iPhone 13 e do iPhone 13 Pro é que o último usa uma GPU de 5 núcleos mais robusta. Isso significa que tarefas com muitos gráficos, como jogos ou edição de vídeo, devem ser executadas mais rapidamente. Fiz um trailer no iMovie e enquanto tive que esperar 51 segundos para terminar de exportar no iPhone 13, demorou apenas 15 segundos no Pro.

O chip A15 Bionic do iPhone 13 Pro é igualmente poderoso em tarefas menos intensas. Joguei rodadas de Catan, assisti vários vídeos no YouTube, conversei com amigos, toquei música e tirei fotos em rápida sucessão – tudo sem qualquer demora. E eu sei que já disse muito isso, mas devo enfatizar novamente que as telas mais rápidas aqui apenas fazem com que a maioria das tarefas pareça mais responsiva.

Na semana em que comecei a usar o iPhone 13 Pros, só precisei carregá-los duas vezes. Concedido, passei a maior parte dos primeiros dias focando no iPhone 13 e 13 mini, usando os Profissionais principalmente quando estava fazendo testes intensivos de câmera. Mas quando mudei para os dispositivos mais premium, o iPhone 13 Pro durou quase dois dias inteiros antes de precisar ser carregado. Os níveis de bateria caíam mais rapidamente quando eu estava jogando e exportando vídeos, mas não tanto que eu tivesse que me preocupar em ficar sem energia.

Considerando sua taxa de atualização mais alta, é um tempo de execução impressionante. Ainda estou executando testes de bateria na linha do iPhone 13 e atualizarei esta análise com mais resultados empíricos assim que terminar. Por enquanto, porém, está claro que, apesar das telas ProMotion, o iPhone 13 Pro e Pro Max podem durar mais de um dia.

iphone 13 pro bateria e performance
Foto: David Imel for Engadget
Conclusao:

Com telas mais rápidas, desempenho excelente e baterias de longa duração, o iPhone 13 Pro e o Pro Max são telefones excelentes. Se você estiver em um dispositivo mais antigo que o 12 Pro, deve considerar a atualização apenas para os novos monitores ProMotion. Embora as câmeras também tenham uma melhoria notável, não tenho certeza se elas serão a maior atração. É honestamente difícil detectar a diferença de qualidade entre as fotos tiradas pelos carros-chefe recentes da Apple.

Recursos como modo cinematográfico, estilos fotográficos e câmeras macro são bons de ter, mas não definirão sua experiência no iPhone 13 Pro. E embora a Apple estivesse tentando alcançar os carros-chefe do Android ao finalmente introduzir telas de 120 Hz em seus telefones, agora há menos coisas que a Samsung e o Google oferecem que os iPhones não. Mas, basicamente, para quem usa iOS, o iPhone 13 Pro (e Pro Max, se você não se importar com seu peso) é uma atualização que vale a pena.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *